Consultoria na compra de aeronaves

O mercado de aviação executiva oferece uma lista de aviões e helicópteros com características variadas. Esse investimento de milhões de dólares requer estudos e análises que vão além do gosto pessoal. A escolha de uma aeronave deve ser feita levando em consideração fatores como, tipo de missão, capacidade de passageiros e de bagagem, valor de manutenção, custo operacional e de depreciação do produto para que, assim, a compra seja assertiva.

Ou seja, uma tarefa complexa que demanda tempo e grande conhecimento de mercado para que o alto investimento não seja em vão. De acordo com Philipe Figueiredo, diretor de vendas de aeronaves da Líder Aviação, os serviços de consultoria, seja para compra de uma aeronave nova ou seminova, funcionam como uma assessoria de investimento. “O cliente confia na empresa para que ela possa compreender a sua real necessidade e oferecer o melhor negócio”, comenta.

Na Líder Aviação a consultoria para aquisição de aeronaves ganhou o nome de Líder Acquisitions. Uma plataforma de acesso e de dados que, junto com a expertise dos consultores da empresa, apresenta ao cliente a melhor opção de aeronave para a compra. "Todas as análises, cruzamentos de dados, levantamentos de oportunidades e pesquisas de mercado fazem parte dos relatórios disponíveis que são apresentados ao comprador durante a tomada de decisão”, afirma Figueiredo.

Um case interessante foi de um cliente que buscava uma aeronave turbo-hélice e contratou o serviço. Levou-se em conta o número de pessoas a bordo, a necessidade de otimização de tempo, entre vários outros fatores. Avaliando o mercado e as necessidade apresentadas, os consultores chegaram à conclusão de que o turbo-hélice não atenderia àquela missão, mas, sim, um jato leve, que tinha um custo operacional similar e uma versatilidade muito maior neste caso.

Mais do que apresentar ao cliente o melhor negócio, esse tipo de trabalho oferece algo muito valioso nos dias de hoje: a comodidade. "Todo o processo, desde a análise do produto até o contato com o fabricante, é feito através da consultoria. Entregamos à pessoa a melhor oportunidade analisada e um estudo completo para que ela possa avaliar", complementa.

Por isso, na hora de escolher essa assistência, a pessoa deve levar em conta a expertise da empresa na área. “A Líder conta com 60 anos de experiência no mercado de aviação e de relacionamento com os principais fabricantes. Fato que nos dá para esse tipo de serviço, que envolve uma profunda análise técnica e econômica para auxiliar os clientes”, finaliza o diretor.


Maior feira de aviação executiva

O Líder Acquisition e outros serviços diferenciados da empresa podem ser conferidos de perto na 16ª Labace (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition), segunda maior feira de aviação executiva do mundo, que será realizada entre os dias 14 e 16 de agosto, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.