O táxi-aéreo é um serviço para realização de viagens aéreas. Ao contratar o voo, o usuário informa o trajeto que irá percorrer, o número de passageiros, a data da viagem, a aeronave ideal para o tipo de operação, entre outras características. O fretamento de aeronaves é de acordo com a necessidade e preferência do cliente, tudo de forma bem personalizada. 

As operações de táxi-aéreo são regulamentas pela RBAC 135 e precisam seguir uma série de procedimentos e adequações para garantir a segurança do voo.

FAQ - Fretamento

É seguro voar de táxi-aéreo com a Líder?

Segurança é nosso principal valor! Somos regulamentados pela RBAC 135 e seguimos os mais rigorosos procedimentos em nossas operações, como manutenção e inspeções regulares das aeronaves, treinamentos periódico de pilotos, seguros obrigatórios e outros quesitos que norteiam uma operação de táxi-aéreo. Para auxiliar os usuários da aviação executiva, a ANAC conta com o aplicativo Voe Seguro. Basta acessar: https://www.anac.gov.br/noticias/2019/voe-seguro-aplicativo-permite-consulta-previa-a-contratacao-de-taxi-aereo, nela você pode consultar as empresas autorizadas e as aeronaves aptas para a realização de táxi-aéreo

Posso voar em qualquer horário?

Sim. O chamado “fretamento de jatinhos” permite que você tenha a flexibilidade de viajar no horário ideal para você e seus compromissos.

Fretar um jato executivo é caro?

Fretar um jato executivo é um investimento alto, mas que traz ganho de tempo, praticidade, privacidade e comodidade. O valor de um táxi-aéreo está atrelado a variáveis como, modelo da aeronave, trajeto percorrido, estadia da aeronave em determina localidade, número de passageiro, entre outros fatores. Seja a lazer ou a negócios, a aviação executiva é uma ferramenta de mobilidade com inúmeros benefícios.

Posso cancelar um voo de táxi-aéreo?

Sim. Porém, o processo de cancelamento deve estar dentro da política da empresa. Se for realizado no prazo de 72h antes do voo, por exemplo, não haverá taxa de cobrança aqui na Líder Aviação.

Preciso fazer check-in ao fretar um jato executivo?

Não é necessário fazer check-in. Ao contratar um jatinho, após a confirmação do voo, você recebe um documento com todas as informações do seu voo, seja para o seu embarque ou desembarque.

Como é o embarque e desembarque do táxi-aéreo?

O embarque e desembarque de táxi-aéreo são realizados, geralmente, diretamente no hangar da empresa de aviação executiva que está ofertando o serviço. Livre de filas e aglomerações em grandes aeroportos.

Preciso levar documento de identificação para o meu voo privado?

Sim. É necessário portar documento de identificação com foto para a lista de passageiro do voo e também para a sua segurança.

Posso levar quantas bagagens?

A quantidade de bagagens irá depender de acordo com sua demanda de voo, por exemplo: número de passageiros, modelo de aeronave etc. Vale ressaltar ainda que cada aeronave tem um modelo de bagageiro e todas essas informações são repassadas aos clientes no momento de contratação do voo.

Como são as refeições de um voo executivo?

As refeições do seu fretamento de aeronave são personalizadas e você tem a liberdade de escolher entre as opções oferecidas pela empresa ou solicitar outros itens de sua preferência. Podem ser lanches ou até refeições completas. Tudo para a maior comodidade do voo. A comissaria básica de fretamento de aeronave, geralmente e de acordo com o horário do voo, conta com opções de bebidas como água, suco, café, refrigerante e whisky 12 anos. Para comer, vai de mini sanduíches variados, aperitivos à almoço ou jantar.

Existe algum item que não posso levar a bordo de um voo privado?

Por questões de segurança, alguns itens são proibidos a bordo, seja com o passageiro ou na bagagem, como: armas ou munições, artigos corrosivos, líquidos inflamáveis ou oxidantes, substâncias explosivas, químicas ou tóxicas, gás ou sólidos inflamáveis, material radioativo e objetos pontiagudos, cortantes ou magnéticos.

Posso levar animal de estimação a bordo?

Sim! Basta o passageiro se informar sobre os protocolos necessários e as medidas de segurança para a viagem de táxi-aéreo com o seu pet. Vale ressaltar que, neste serviço, não é realizado somente o serviço de carga de animais. Não sendo possível transportá-lo sem o responsável durante o voo.

Posso comprar assento em um voo executivo?

Sim! A ANAC regularizou a venda de assentos para serviços de táxi-aéreo. Na Líder Aviação, este serviço está disponível em voos de empty leg.

O que é empty leg?

É um termo comum na aviação que significa “perna vazia”. Funciona assim: a aeronave está indo para uma determinada localidade para realizar um voo contratado, por exemplo: de Belo Horizonte para São Paulo. Como o cliente está na cidade paulista, este trajeto de ida é feito com a aeronave vazia, sem passageiros. Esse voo é chamado de empty leg e pode ser ofertado a preços mais atrativos, com descontos que chegam até 50%.

Como funciona voos privados compartilhados?

Os voos privados compartilhados acontecem quando há uma oportunidade de voo ou uma empty leg e os assentos são comercializados para os passageiros. Geralmente, esses voos acontecem em dias e horários preestabelecidos.

Qual o preço de um voo privado?

O preço de um táxi-aéreo conta com variáveis como, modelo da aeronave, trajeto da viagem, número de passageiro, deslocamento da aeronave para realização de voos, entre outros aspectos.

É possível fazer um voo internacional com o serviço de táxi-aéreo?

Sim. A Líder, por exemplo, conta com modelos de aeronaves ideais para voos intercontinentais com toda segurança e conforto.

Qual a diferença entre voar em uma aeronave turbo-hélice e em um jatinho?

É importante ter em mente, antes de tudo, que ambos os modelos de aeronaves são confortáveis e seguros. Tudo vai depender do seu destino, origem, quantidade de passageiros, enfim, as características da sua viagem são essenciais para a definição da melhor aeronave. Para viagens curtas e com pousos e decolagens em pistas como terra, cascalho ou grama, os turbo-hélices, por exemplo, são a melhor opção.