Histórico

Compartilhe

No dia 12 de novembro de 1958 foi fundada, pelo Comandante José Afonso Assumpção, a Líder Táxi Aéreo.

Com sede em Belo Horizonte/MG, a empresa iniciou suas operações de fretamento de aeronaves com três aviões monomotor. Em menos de quatro anos, a frota já contava com 13 aeronaves, incluindo o primeiro bimotor destinado ao serviço de táxi aéreo no Brasil.

Hoje, a Líder Aviação possui cinco unidades de negócios, que fornecem aos nossos clientes um portfólio completo de produtos e serviços no setor de aviação executiva: Operações de Helicópteros, Fretamento e Gerenciamento de Aeronaves, Manutenção de Aeronaves, Vendas de Aeronaves e Atendimento Aeroportuário. Além disso, a Líder Aviação atua na venda de seguros aeronáuticos e de treinamentos para pilotos.

Pioneira em aviação executiva, a empresa é líder de mercado em todos os segmentos em que atua. Ela está presente em 21 bases operacionais em todo país, e conta com uma expressiva frota composta por mais de 90 aeronaves.

O crescimento constante da Líder Aviação é fruto do trabalho de mais de 1.595 colaboradores que, fundamentados nos pilares da empresa – segurança, agilidade e qualidade – constroem uma história de sucesso.

Linha do Tempo

1962

A frota própria chega a 12 aeronaves Cessna, modelos 170, 172, 180 e 182. Aquisição do Beechcraft D185, primeiro avião bimotor utilizado pelo serviço de táxi- aéreo no Brasil. Concentração das operações em Belo Horizonte e Ipatinga, estabelecendo voos regulares para a zona metalúrgica de Minas Gerais, apoiando o desenvolvimento da indústria siderúrgica no estado.

1963

Revolução no fretamento de aeronaves: aquisição de três aviões Aero Commander 500 B, com maior porte e capacidade para voos nacionais de longo alcance, sem escalas. Início das atividades do hangar da Líder Aviação no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte (MG). A empresa expande o portfólio de serviços: manutenção de aeronaves, hangaragem, assessoria de importação e venda de aeronaves.

1964

A frota da empresa cumpre um papel estratégico na construção das barragens de Três Marias (MG) e Salto Grande (MG), ligando as principais cidades do país aos canteiros de obras.

1965

É constituída a Líder Táxi Aéreo S/A (Sociedade Anônima).