Manutenção de aeronaves in loco redefine significado de eficiência, comodidade e segurança

 A manutenção de aeronaves e de equipamentos aeronáuticos é primordial para a segurança, o desempenho e a tranquilidade na hora do voo. Se antes uma aeronave teria que se deslocar até um hangar homologado para esse tipo de serviço, agora, é possível ir até o cliente. Trazendo assim, um novo conceito de serviços de manutenção, seja preventivo e não programado, com grande vantagem logística, sem a necessidade de se fazer o translado do avião.

“Nos dias de hoje as pessoas prezam por comodidade e agilidade e essa é a proposta do serviço de manutenção in loco. Com todo o aparato ferramental necessário, nossos profissionais se deslocam até a base em que está a aeronave, seja ela em território nacional ou internacional, para prestar todo o suporte necessário em manutenção, com o mesmo nível de qualidade que o avião ou helicóptero teria nas bases da nossa empresa”, comenta Rodrigo Barbosa, diretor da Unidade de Manutenção Executiva da Líder Aviação.

Um exemplo recente de contratação do serviço de manutenção in loco aconteceu no Congo, no continente Africano. Profissionais da empresa se deslocaram até o local para uma manutenção de um Caravan, do fabricante Cessna. Além deste serviço, em 2017, a Líder realizou a maior inspeção in loco em um Bombardier Global 6.000 no Brasil. Foi um mês de trabalho, mais de mil horas e uma equipe de sete profissionais alocados em Sorocaba, interior paulista.

Para Rodrigo Barbosa o serviço in loco é um diferencial para o cliente. “Com uma equipe de manutenção formada por, no mínimo, dois profissionais, um mecânico e um inspetor, o Líder In Loco garante que toda a operação siga os mais rigorosos padrões de segurança da Líder e dos fabricantes da aeronave, além de poupar tempo ao cliente e evitar custos significativos de deslocamento da aeronave”, reforça.

Atualmente a Líder Aviação é a única empresa do Brasil com chancela para realizar manutenções em aeronaves dos modelos Challenger e Global. No mercado há seis décadas, a Líder é homologada para atender diversos modelos de aeronaves de fabricantes como Bombardier, King Air e Cessna, além de ser centro de serviços autorizado Bell Helicopter, Leonardo e HondaJet.

Maior feira de aviação executiva

O Líder In Loco e outros serviços diferenciados da empresa podem ser conferidos de perto na 16ª Labace (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition), segunda maior feira de aviação executiva do mundo, que será realizada entre os dias 14 e 16 de agosto, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.