Fundada há 65 anos, Líder Aviação é a maior empresa de aviação executiva da América Latina

Com atuação bastante abrangente e portfólio completo, companhia oferece soluções em vários segmentos da Aviação Executiva

 

 

“One stop shop - essa é a melhor definição para a Líder Aviação, que tem um portfólio completo em Aviação Executiva, com cinco unidades de negócios”, explica a Chief Operating Officer (COO) da companhia, Junia Hermont. São elas: Fretamento e Gerenciamento de Aeronaves; Atendimento Aeroportuário; Vendas e Aquisições de Aeronaves; Manutenção de Aeronaves; Operação de Helicópteros para a Indústria de Óleo e Gás, além dos serviços de treinamento para pilotos e seguro aeronáutico. Atualmente, sua frota conta com mais de 50 aeronaves, utilizadas nas diferentes áreas da Líder.

 

Com 21 bases próprias, a Líder acredita que estar presente nos principais aeroportos do Brasil é um diferencial em um país com extensão continental como o nosso. Em todas elas, a companhia conta com equipes especializadas atuando em escala 24/7 e treinadas constantemente para prestar todos os serviços com segurança, agilidade e qualidade.

 

Tradição em segurança

Em 1958, a Líder começou sua história com o serviço de táxi-aéreo, com o objetivo principal de oferecer segurança aos seus clientes. Fundada pelo comandante José Afonso Assumpção, com apenas uma aeronave, hoje a Líder é a maior companhia de aviação executiva da América Latina, pioneira na operação de helicópteros para indústria de óleo e gás no Brasil, além de trazer inovação em diversas iniciativas – inclusive desenvolvidas dentro de casa, por uma equipe de TI própria.

 

Em todas as áreas de atuação, a Líder preza pela excelência na prestação de serviços e pela segurança, personalizando ao máximo as soluções para seus clientes, cumprindo seu propósito de transformar a mobilidade aérea em experiências apaixonantes. Confira a seguir mais informações sobre as unidades de negócios da companhia.

 

Venda e aquisição de aeronaves

A Líder é representante exclusiva da Honda Aircraft no Brasil, que produz o HondaJet. A aeronave que voa mais rápido, mais alto e mais longe entre os jatos leves. Além disso, é a mais econômica e mais ecológica aeronave de sua categoria. O modelo mais recente, HondaJet Elite II, foi lançado em outubro de 2022 nos EUA e já está disponível para venda no Brasil.

 

Com tantos anos de história, a Líder tem muita experiência e conhecimento das aeronaves de diferentes fabricantes, oferecendo segurança na tomada de decisão para aquisição de aeronaves, com equipe formada por especialistas no mercado de aviação executiva, que dá o suporte necessário para encontrar o modelo ideal para a operação do cliente. Entre os serviços prestados estão o Líder Acquisitions, uma consultoria inteligente na aquisição de aeronaves novas e seminovas; a importação, nacionalização e estruturação de financiamentos; e a venda de aeronaves novas e seminovas.

 

Fretamento e Gerenciamento de Aeronaves

A Líder Aviação conta com 18 aeronaves em sua frota desta unidade de negócios, com opções em jatos, turboélices e helicópteros, que permitem realizar diversos tipos de missões.

 

Vale lembrar que a companhia foi a primeira e é a única operadora de táxi-aéreo a ter seu próprio aplicativo, que permite fazer a cotação e realizar todo o processo de fretamento de aeronaves, desde a cotação até o pagamento pelo celular de forma prática, rápida e segura. Desde o ano passado, a Líder oferece o serviço de voos em grupo, que também podem ser contratados diretamente via este aplicativo.

 

“Temos muito orgulho em contribuir com o desenvolvimento não somente da aviação executiva no país, mas também da economia brasileira – já que a maioria dos nossos clientes é de empresários e executivos, que viajam a negócios de segunda a sexta-feira, e que precisam chegar mais rápido até as operações locais de suas empresas, sejam fazendas, lojas, plantas fabris ou obras, utilizando aviões e helicópteros como ferramenta de trabalho”, explica a superintendente, Bruna Assumpção.

 

Segundo a ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral), 83 das 100 maiores empresas do país utilizam aviação executiva para deslocamentos dos profissionais e, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), das mais de 3,2 mil pistas de pouso no Brasil, somente pouco mais de 100 atendem a aviação comercial, deixando a maior parte atendida pela aviação executiva.

 

Ainda nesta unidade, a Líder também opera com o transporte aeromédico. Pioneira neste segmento no Brasil, com aproximadamente 50 anos de experiência e mais de 7.500 remoções, a empresa atua com total segurança, agilidade e pontualidade. Temos turboélices, jatos e helicópteros dedicados a este serviço e configurados para UTI aérea para atender todo tipo de missão, desde voos curtos a transportes intercontinentais.

 

A empresa ainda é a única no Brasil que possui o estágio 3 do IS-BAO (Internacional Standard for Business Aircraft Operations), é um selo mundial, concedido pelo International Business Aviation Council (IBAC) – o mais importante órgão de certificação da aviação executiva no mundo –, que atesta a qualidade e a segurança das empresas de aviação executiva, bem como a padronização de suas operações.

 

“O selo IS-BAO indica excelência na execução do serviço de fretamento e pode ser visto ainda como parâmetro no momento que o cliente for contratar um táxi-aéreo”, explica Bruna.

 

Serviços Aeroportuários

A Líder conta com uma robusta estrutura e oferece portfólio completo de serviços aeroportuários , incluindo atendimento de pista, hangaragem e parqueamento, equipe especializada de limpeza de aeronaves, transporte para passageiros e tripulantes, além de salas VIP e de reunião disponíveis para proporcionar mais conforto aos clientes. A companhia está presente nos principais aeroportos brasileiros.

 

Os serviços de atendimento aeroportuário da Líder Aviação são personalizados para cada necessidade, seja em voos nacionais ou internacionais, atendendo todos os portes de aeronaves e sempre com a garantia de equipamentos de rampa próprios para aviação executiva e recomendados pelos fabricantes.

 

Esta unidade de negócio também possui um selo mundial concedido pelo IBAC, que é o IS-BAH. Essa é a certificação internacional máxima de qualidade, segurança e padronização de operações em Atendimento Aeroportuário para empresas de aviação executiva.

 

Manutenção Executiva

A unidade de Manutenção de Aeronaves nasceu da preocupação do comandante José Afonso Assumpção, fundador da empresa, com a segurança das aeronaves da frota da Líder. E atendendo a um pedido do mercado, começou a oferecer os serviços para outras empresas e proprietários de aviões e helicópteros. A Líder é homologada pelos principais órgãos aeronáuticos, como a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil e Argentina e Federal Aviation Administration (FAA), nos Estados Unidos.

 

Em 2023, completamos 40 anos ininterruptos de Centro de Serviço Autorizado Bell Helicopter. Essa marca é mais uma confirmação da expertise da empresa neste segmento da aviação executiva. A companhia é também o Centro de Serviços Autorizado HondaJet e Gulfstream.

 

Líder in loco é outro diferencial, especialmente pela comodidade de não transportar a aeronave e também reduzir o custo do cliente. Com todo o aparato ferramental necessário, os profissionais se deslocam até a base em que está a aeronave, seja ela em território nacional ou internacional, para prestar todo o suporte necessário em manutenção, com o mesmo nível de qualidade que o avião ou helicóptero teria nas bases da empresa.

 

Operações de Helicopteros para a indústria de óleo e gás (onshore e offhore)

A empresa é pioneira na operação de helicópteros para a indústria de óleo e gás no Brasil. São 50 anos atuando neste segmento, com a marca de 1 milhão de horas voadas, alcançadas em 2021, em missões voltadas para este setor. Além de contar com essa experiência, a Líder investe em treinamentos dos colaboradores e desenvolvimento de sistemas que garantem a segurança e a excelência na prestação de serviços. Essas operações aéreas ocorrem em locais isolados e que exigem um alto nível de expertise. Por isso, a Líder conta com uma equipe extremamente especializada e qualificada para realizar o transporte aéreo offshore (unidades marítimas) e onshore (locais em “terra firme”), inspeção aérea de linhas de transmissão de energia e dutos, transporte aeromédico e fretamento de helicópteros (os voos spot).

 

Como resultado, a Líder já foi premiada e reconhecida, nacional e internacionalmente, por muitos operadores da indústria de óleo e gás. Um exemplo foi a conquista, por cinco vezes, do 1º lugar no Peotram (Programa de Excelência Operacional em Transporte Aéreo e Marítimo), criado pela Petrobras para desenvolver padrões de gestão da segurança ainda mais rigorosos para as empresas de transporte aéreo e marítimo à serviço da Petrobras.

 

A empresa também possui certificações ISO 9001, voltada para qualidade do produto e serviço; ISO 14001, gestão de meio ambiente e ISO 45001, saúde e segurança.

 

Inovação e tecnologia

Como principais valores, a empresa tem a inovação e excelência, buscando sempre as melhores soluções, especialmente no que diz respeito à tecnologia. Os sistemas são desenvolvidos por uma equipe estratégica de TI que trabalha com áreas técnicas e operacionais, combinando avanços tecnológicos com padrões técnicos e especificidades de nossas operações. Por isso, são aderentes à realidade da Líder.

 

Ao longo desses 65 anos de história, a Líder foi a primeira empresa a implementar:

 

  • Flight Data Monitoring (FDM) que monitora eventos de manutenção e operações para garantir mais segurança de voo;

 

  • Flight Following para realizar um monitoramento por satélite da posição das aeronaves;

 

  • Sistema de Monitoramento de Uso e Saúde das Aeronaves (HUMS);

 

  • Eletronic Fligh Bag (EFB), eliminando os documentos físicos e transformando-os em arquivos digitais, diminuindo, assim, a carga da aeronave.

 

  • Em 2021, foi a primeira operadora regida pelas RBAC 135 e 121 a ser desenvolver o Diário de Bordo Digital e receber autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para usá-lo.

 

“Investimos em inovação e tecnologia com o objetivo de facilitar a vida do cliente na contratação dos nossos serviços e produtos, com agilidade, informação em tempo real, mas também garantindo a nossa segurança operacional”, comenta Junia Hermont, Chief Operating Officer da Líder Aviação.

 

Para mais informações, acesse http://www.lideraviacao.com.br

 

Informações sobre a Líder Aviação para a imprensa
Camila Costantini | camila@focal3.com.br | 11 99452-7980